Polícia prende coordenadora de laboratório que forneceu órgãos com HIV

Foi presa neste domingo (20), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, a coordenadora técnica do laboratório PCS Lab Saleme, suspeita de ter fornecido órgãos infectados com HIV a seis pacientes transplantados. Adriana Vargas dos Anjos foi presa pela Polícia Civil da Delegacia do Consumidor (Decon), acusada de ter dado a ordem de economizar no controle de qualidade dos órgãos.

Segundo as investigações, houve uma falha operacional no controle de qualidade aplicado nos testes, com o objetivo de diminuir custos. A análise das amostras deixou de ser realizada diariamente e se tornou semanal. Segundo o delegado Wellington Pereira, responsável pelas investigações, Adriana negou as acusações.

Ao ser questionada sobre o erro que levou à contaminação, Adriana respondeu: “Humana“. Indagada sobre de quem seria a responsabilidade, disse apenas que: “Quem realizou o exame já está sendo punido”.

Desde o começo da Operação Verum, duas pessoas foram presas e outras duas se entregaram nos dias seguintes. Na sexta (18), a Justiça manteve a prisão temporária dos quatro funcionários do laboratório PCS Saleme. Walter Vieira, um dos donos da clínica, e Ivanildo Fernandes, técnico do laboratório foram preso na última segunda-feira (14).

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução