Niterói: Rodrigo Neves e Carlos Jordy apresentam propostas distintas em disputa no 2º turno pela Prefeitura

O G1 analisou os planos de governo dos candidatos à Prefeitura de Niterói que avançaram para o 2º turno, Rodrigo Neves (PDT) e Carlos Jordy (PL). A eleição ocorrerá no dia 27 de outubro, após um 1° turno em que Neves obteve 48,47% dos votos e Jordy 35,59%.

Carlos Jordy propõe a construção de mais creches e a implementação de turno integral nas escolas, além de aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e valorizar os professores. Na área da saúde, ele planeja construir hospitais especializados e ampliar os serviços nas Policlínicas, além de criar um Centro de Imagem para facilitar o acesso a exames. Em segurança, Jordy quer ampliar o Programa de Ronda Escolar e a Guarda Municipal, além de implementar o programa “Escudo Feminino” para proteger mulheres vítimas de violência. No transporte público, ele sugere tarifa zero para beneficiários e a criação do Transporte Cidadão, com pontos de ônibus mais seguros.

Na assistência social, Jordy deseja aumentar o horário de funcionamento do restaurante popular e criar centros de reabilitação para dependentes químicos. Para o meio ambiente, ele propõe soluções como pavimentos permeáveis e o conceito de “Cidades Esponjas”. Na habitação, sua proposta inclui a ampliação do programa Compra Assistida e a revitalização de moradias. Para gerar emprego, Jordy planeja realizar Feiras de Emprego e fomentar o empreendedorismo.

Rodrigo Neves, propõe a ampliação do tempo integral nas escolas e a criação de um Programa de Inovação Tecnológica. Na saúde, pretende estabelecer um Centro Regionalizado de Exames e revitalizar unidades de saúde, além de expandir o Programa Médico de Família. Em segurança, Neves pretende expandir a Guarda Civil e integrar o sistema de monitoramento eletrônico. No transporte público, sua meta é reduzir tarifas e expandir a malha cicloviária.

No campo da assistência social, Neves planeja fortalecer os serviços e garantir acessibilidade às praias para pessoas com deficiência. Para o meio ambiente, ele quer investir em monitoramento climático e substituir a iluminação pública por LEDs. Em habitação, o candidato propõe a construção de novas unidades e a regularização fundiária. Para a geração de emprego, Neves foca em infraestrutura, empreendedorismo e desenvolvimento do turismo.

Por: Luiza Torrão

Foto: Reprodução