Aeroporto Salgado Filho volta a realizar voos comerciais depois de cinco meses

Após passar cinco meses com os serviços interrompidos, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, voltou a realizar voos comerciais nesta segunda-feira (21). A paralisação ocorreu devido às fortes chuvas que causaram uma calamidade pública no Estado do Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, a reabertura vai promover a circulação de aproximadamente 9 mil passageiros em 71 voos, sendo 37 partidas e 34 chegadas.

As medidas que viabilizaram a retomada dos voos fazem parte do projeto de finalização de mais uma fase da recuperação da pista e do terminal do Salgado Filho. Além de uma intensa limpeza em toda a estrutura do asfalto da pista de pousos e decolagens e de faixas de taxiamento, a operação também realizou uma reforma nas sinalizações horizontais e nas luzes de balizamento, bem como recuperou várias subestações de energia.

O primeiro voo do dia foi uma chegada, às 8h10, de São Paulo. De acordo com a Fraport, concessionária do terminal aeroportuário, a capacidade total atual é de receber até 128 frequências domésticas diariamente, com cerca de 12 operações por hora, entre 8h e 22h.

Neste primeiro momento, as rotas contempladas, partindo ou chegando em Porto Alegre, são:

  • São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos);
  • Rio de Janeiro (Galeão);
  • Brasília.

Para a próxima segunda-feira (28), a previsão é de 98 voos e aproximadamente 15 mil passageiros. Já para 4 de novembro, os números saltam para 122 voos e cerca de 16 mil circulantes.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação