Estudo aponta aumento de 40% de risco de câncer de mama em usuárias de DIU
Um novo estudo dinamarquês publicado na última quarta-feira (16) apontou um risco 40% maior de desenvolvimento de câncer de mama em usuárias de dispositivos intrauterinos contraceptivos (DIU), dispositivos que liberam o hormônio levonorgestrel. Apesar do aumento em comparação as não usuárias, o estudo também informa que o risco segue de nível baixo.
Os pesquisadores fizeram estudos com 78.595 mulheres com idade entre 15 e 49 anos na Dinamarca que utilizavam o DIU Mirena comparando elas com outras 78.595 mulheres de mesma faixa etária que não faziam uso do método contraceptivo.
Os DIUs hormonais tem se popularizado como método contraceptivo por fornecerem uma dosagem hormonal diretamente no útero.
O Instituto do Câncer Dinamarquês chegou a este número de 40% de chance a mais de desenvolver câncer de mama, um número similar ao risco do uso do remédio anticoncepcional via oral.
O estudo não especificou como as diferentes idades podem influenciar no aumento do risco, o câncer de mama é mais comum em mulheres acima dos 40 anos, tornando o risco maior com o passar do tempo.
Por: Victoria Brasil
Imagem: Arquivo Onbus