Lula cita apagão em discurso e promete fazer por SP o mesmo que fez pelo RS

Lula aproveitou o lançamento do programa Acredita no Primeiro Passo, uma iniciativa do governo federal, para comentar sobre o apagão que atingiu a cidade de São Paulo e deixou 3,1 milhões de moradores da região sem luz após uma tempestade, sete pessoas morreram e um prejuízo de R$1,65 bilhão ao comércio local foi estimado. O presidente disse:

“[…] Nós vamos fazer para a cidade de São Paulo o mesmo que nós fizemos para o Rio Grande do Sul. As pessoas que tiveram prejuízo por conta do apagão, que perderam geladeira, perderam inclusive a sua comida, o pequeno comerciante que perdeu alguma coisa. Nós vamos estabelecer uma linha de crédito para que as pessoas possam se recuperar e viver muito bem. Eu não quero saber de quem é a culpa. Eu quero saber quem é que vai dar a solução”

De acordo com Haddad, ministro da fazenda, a linha de crédito mencionada por Lula será direcionada para comerciantes e empresários prejudicados pelos dias em que a cidade passou no escuro e sem acesso a energia elétrica.

Os danos residenciais sofridos pela população geral serão ressarcidos pela distribuidora Enel Energia, é sugerido que os moradores da cidade cobrem a empresa.

Especula-se que a visita de Lula a cidade de São Paulo neste período esteja ligada a campanha de Boulos, o candidato a prefeitura da cidade apoiado pelo presidente, a presença de Lula é esperada como uma ferramenta para a diminuição da rejeição do candidato do PSOL.

Por: Victoria Brasil

Imagem: Agência Brasil