Hugo Calderano supera compatriota Vitor Ishiy e conquista ouro no Pan-Americano de Tênis de Mesa

Hugo Calderano confirmou seu favoritismo e conquistou o título de campeão individual no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa, disputado em El Salvador. Na final, Calderano superou o compatriota Vitor Ishiy com uma vitória convincente por 4 sets a 0, com parciais de 11/5, 11/7, 11/8 e 11/9.

Atualmente sexto colocado no ranking mundial, Calderano vinha de um grande desempenho na Olimpíada de Paris 2024, onde terminou em quarto lugar, muito próximo do pódio. Em San Salvador, ele adicionou mais uma medalha à sua coleção, além do ouro individual, já que havia conquistado a prata nas duplas mistas ao lado de sua namorada, Bruna Takahashi.

Apesar da derrota na final, Vitor Ishiy, atual número 78 do mundo, deve subir no ranking após sua sólida participação no torneio. Assim como Calderano, ele também esteve presente nos Jogos Olímpicos de Paris.

O Brasil dominou o pódio da categoria individual masculina, com Leonardo Iizuka (144º no ranking) garantindo o bronze. O argentino Horacio Cifuentes (143º) também levou o bronze, já que não houve disputa de terceiro lugar.

No feminino, Bruna Takahashi (19ª do ranking) ficou com a prata após ser derrotada pela porto-riquenha Adriana Diaz, 13ª do mundo, por 4 sets a 1, com parciais de 11/8, 14/12, 11/3, 5/11 e 11/7. A jovem Giulia Takahashi, irmã mais nova de Bruna, também subiu ao pódio com o bronze, ao lado da americana Amy Wang.

Nas duplas femininas, Giulia Takahashi brilhou e conquistou o ouro junto com Laura Watanabe. A dupla brasileira venceu as chilenas Paulina Vega e Daniela Ortega com tranquilidade, com parciais de 13/11, 11/9 e 11/6. Foi o segundo ouro de Giulia no Pan, que já havia conquistado o título nas duplas mistas, ao lado de Guilherme Teodoro.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Wander Roberto/COB