Hezbollah anuncia ‘nova fase’ da guerra e escalada no conflito com Israel ascende alerta internacional

O grupo radical Hezbollah informou, na quinta-feira (17), que irá lançar uma “nova fase de escalada” no confronto contra Israel. As hostilidades vêm se intensificando desde setembro deste ano, sobretudo no sul do Líbano – base geográfica do grupo –, o que já teve como consequência a evacuação de milhares de moradores e mais de 2 mil mortes.

Mesmo não tendo sido citado, a declaração do Hezbollah foi feita em sequência da morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar, pelo exército de Israel. Ele, assim como outros militantes mortos por Israel, era aliado do grupo, no chamado Eixo da Resistência.

A provável nova escalada aumenta os temores da comunidade internacional, que enxerga uma nova guerra regional no Oriente Médio. Isso em razão dos combates no Líbano acontecerem em meio à guerra na Faixa de Gaza, onde Israel tenta “eliminar” o Hamas. A ofensiva vem afetando milhares de civis e já teve como consequência a morte de 43 mil pessoas.

Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano descreveram o “enorme desafio” de tentar alcançar cerca de 1,2 milhão de pessoas que fugiram dos bombardeios israelenses. Eles temem que o país se torne uma “nova Gaza”, uma vez que as evacuações em massa já começaram refletir na alimentação e na segurança dos moradores da região.

“Não podemos e não vamos desistir de nossos apelos por um cessar-fogo imediato em Gaza e no Líbano e ajuda imediata para salvar vidas a todos aqueles que precisam desesperadamente”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz