Anvisa pretende ‘atualizar desconforto para fumantes’ em novas imagens de advertência em cigarros

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza nesta sexta-feira (18) uma audiência pública para discutir novas imagens que deverão estampar as embalagens de cigarro. Este evento representa a fase final do processo de atualização das advertências visuais nos produtos de tabaco.

Em entrevista ao blog, o diretor da Anvisa, Daniel Pereira, explicou a necessidade de renovar as imagens, que já são impactantes, mas que, com o tempo, podem perder sua eficácia.

“Nosso foco foi a atualização dessas imagens porque, quando você tem durante muito tempo uma imagem ali na advertência, ela perde a sua função de criar desconforto para quem fuma. O foco é realmente na estratégia das imagens para que a gente possa continuar mostrando para a população os agravos desses produtos”, afirmou Pereira.

As novas imagens contrastam a figura de uma pessoa não fumante com a mesma pessoa exibindo os efeitos do cigarro em várias partes do corpo. Essas representações incluem não apenas sintomas físicos, mas também aspectos relacionados à saúde mental, como ansiedade e angústia.

O próximo passo, segundo Pereira, é a aprovação das imagens, que deve ocorrer ainda este ano, possibilitando a implementação das novas embalagens já em 2025.

“A aprovação pela diretoria da Anvisa já deve ser neste ano. Portanto, as novas embalagens já podem valer no ano que vem”, disse.

A Anvisa também esclarece que a consulta pública tem como objetivo apresentar as novas mensagens que serão inseridas na parte traseira das embalagens e nos expositores em pontos de venda. É importante ressaltar que a audiência pública é de caráter consultivo e não deliberativo. As informações coletadas durante o encontro serão utilizadas pela equipe técnica para orientar a elaboração de uma futura norma.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução/Anvisa