PM bate recorde de apreensão de fuzis no Rio

De acordo com um levantamento realizado pela Subsecretaria de Inteligência (SSI) da Secretaria da Polícia Militar (SPM),  corporação superou o número de fuzis apreendidos em sua série histórica, que começou em 2015. Entre 1º de janeiro e 11 de outubro, foram recolhidos 519 fuzis, superando o recorde de 2019, quando 504 armas de guerra foram confiscadas de criminosos.

A SSI contabiliza diariamente o saldo operacional da corporação e analisa informações como a procedência das armas e as áreas de policiamento com mais apreensões. Em relação à origem das armas, o estudo revelou que 50% delas eram da marca norte-americana Colt e menos de 5% das armas foram fabricadas por empresas brasileiras. Além disso, a pesquisa identificou que 46,8% dos fuzis foram apreendidos na Zona Oeste e parte da Zona Norte do Rio.

Para o secretário, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, os números de fuzis apreendidos revelam o empenho diário dos policiais e a certeza de que muitas vidas foram preservadas com a retirada de circulação dessas armas.

Essa quantidade de fuzis indica também que o desafio de combater o tráfico internacional de armas depende de uma sinergia maior com as forças federais de segurança. Quase todas essas armas são fabricadas no exterior. A Polícia Militar continuará atuando para apreender os fuzis, mas precisamos evitar que cheguem ao nosso estado”, afirmou Nogueira.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação/PMERJ