Márcio Pacheco, que responde na Justiça por ‘rachadinhas’, é eleito novo presidente do TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Rio elegeu nesta quarta-feira (16) Márcio Pacheco, de forma unânime, como presidente do TCE.A eleição de Marcio Pacheco para a presidência no biênio 2025/2026 foi rápida e a votação durou poucos segundos. Márcio Pacheco está no TCE desde 2022, depois de ser líder do governo Cláudio Castro na Alerj.

O atual governador começou sua trajetória na política justamente pelas mãos de Márcio Pacheco, de quem foi chefe de gabinete por 12 anos na Câmara de Vereadores e depois na Alerj.

Márcio Pacheco responde na Justiça por peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro, no processo das denominadas rachadinhas, onde foi acusado pelo Ministério Público de receber parte do salário de seus assessores na Alerj.

A suspeita de prática criminosa por parte do novo presidente do Tribunal de Contas surgiu em um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, de 2018. A investigação estima que ao menos R$ 1 milhão tenha sido embolsado por meio do esquema, entre 2016 e 2019.

A função do TCE, que passa a ser liderado por Márcio Pacheco, é fiscalizar as contas públicas do estado e seus municípios, além de julgar os responsáveis pela administração pública. A posse na presidência ocorrerá na primeira semana de janeiro de 2025.

Créditos da imagem: Divulgação/ALERJ

Escrito por: Rafael Ajooz