Israel confirma morte de líder máximo do Hamas, Yahya Sinwar

As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram nesta quinta-feira (17) a morte de Yahya Sinwar, líder máximo do Hamas, durante uma operação militar na Faixa de Gaza. De acordo com o Exército israelense, Sinwar foi morto na quarta-feira (16), em uma ação que contou com o apoio de informações de inteligência que identificaram sua localização. A operação foi conduzida pela 828ª Brigada (Bislach), que eliminou três militantes do Hamas, incluindo Sinwar, após a identificação de seu corpo.

Considerado o principal responsável pelos ataques de 7 de outubro, que deram início ao atual conflito entre Israel e o Hamas, Sinwar era visto como o “mentor” das ações que resultaram em centenas de mortes e sequestros de israelenses. O governo israelense afirmou que a identificação de Sinwar foi confirmada por meio de testes de DNA e registros dentários, uma vez que ele passou mais de 20 anos em prisões israelenses por assassinato.

Yahya Sinwar, uma figura central no Hamas desde a década de 1980, era líder do braço político e militar do grupo e mantinha relações estreitas com potências regionais. Ele foi designado como terrorista global pelos Estados Unidos em 2015 e também foi sancionado por outros países ocidentais. Desde o início da guerra em outubro de 2023, Sinwar não havia sido visto em público, sendo presumido que estivesse escondido na rede de túneis sob Gaza.

Por: Beatriz Queiroz

Foto: Reprodução/NBC News