Chiquinho, mestre-sala seis vezes campeão pela Imperatriz Leopoldinense, morre aos 60 anos

O mestre-sala Chiquinho, da Imperatriz Leopoldinense, faleceu nesta quinta-feira (17), aos 60 anos, no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte do Rio. José Francisco de Oliveira Neto estava internado há mais de um mês em decorrência de uma infecção generalizada, e seu estado de saúde era considerado grave.

Chiquinho, filho da lendária porta-bandeira Maria Helena, que faleceu em 2022, fez história na Imperatriz. Juntos, ele e sua mãe formaram uma dupla icônica, defendendo o pavilhão da escola de 1983 a 2005 e conquistando seis títulos de campeã do Carnaval carioca. Além disso, Chiquinho foi premiado duas vezes com o Estandarte de Ouro, uma das maiores honrarias do Carnaval, e é lembrado por seu estilo inconfundível como mestre-sala.

A Imperatriz Leopoldinense publicou uma nota de pesar em suas redes sociais, exaltando a importância de Chiquinho para a história da escola:

“Na verde, branco e dourado da Zona da Leopoldina, sua maior paixão, Chiquinho atualmente ocupava o posto de “jóia da coroa”, maior honraria destinada aos baluartes da agremiação. E isso muito nos orgulha. Chiquinho nunca será esquecido, e o mesmo merece todas as homenagens e reverências por sua colaboração à maior manifestação cultural do nosso país. Fica registrada aqui a nossa gratidão e os sentimentos aos familiares, amigos e fãs.”

Por: Beatriz Queiroz

Foto: Nobres Casais