Termina nesta quarta (16) prazo para resgatar dinheiro ‘esquecido’ em bancos

Termina nesta quarta-feira (16) o prazo para clientes resgatarem “dinheiro esquecido” no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil (BC). Ao todo, R$ 8 bilhões de reais vão estar disponíveis para o saque até o fim do dia de hoje. Caso os valores não sejam resgatados, eles vão ser encaminhados ao Tesouro Nacional.

O sistema permite consultar se pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas deixaram valores abandonados em bancos, consórcios ou outras instituições.

O Banco Central informou que, depois do fim do prazo, um edital com todos os valores recolhidos pela União vai ser publicado. Vão ser indicados dados como a instituição financeira e agência. Depois, durante mais 30 dias, o cidadão pode voltar a pedir o dinheiro esquecido.

Após esse prazo de 30 dias, a pessoa terá mais seis meses após a divulgação do edital para pedir judicialmente os valores. Caso isso não aconteça, o dinheiro fica definitivamente com o governo.

O sistema do Banco Central só libera o valor mediante chave PIX. Caso o valor abandonado tenha sido de um falecido, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultá-los.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução