Moraes ordena extradição de Oswaldo Eustáquio, foragido na Espanha

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu a extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. Ele está na Espanha e é considerado foragido da Justiça do Brasil.

O pedido foi direcionado pelo magistrado ao Ministério da Justiça, que já repassou a demanda ao Ministério das Relações Exteriores. Cabe ao Itamaraty dar o andamento ao caso junto ao governo espanhol.

A solicitação partiu da Polícia Federal (PF). Pelos trâmites, a corporação demanda a extradição ao Judiciário, que aciona o Ministério da Justiça. No caso, como a investigação corre no STF, a Corte é o órgão solicitante da extradição.

A defesa de Eustáquio disse, em nota, considerar a medida “desproporcional e sem fundamento”.

“Ressaltamos que Eustáquio possui Proteção Internacional concedida pelo Reino da Espanha, sendo reconhecido como exilado político no distrito de Toledo, especificamente na cidade de Yeles. Diante dessa situação, avaliamos a decisão do ministro Alexandre de Moraes como mais um ato abusivo. Considerando o histórico de medidas questionáveis, a defesa estuda a possibilidade de apresentar novas denúncias contra o ministro perante cortes internacionais”.

Além de Eustáquio, o blogueiro Allan dos Santos também é investigado por ameaças e corrupção de menores.

Os dois foram alvos de mandados de prisão expedidos por Moraes em agosto, entretanto, por estarem fora do Brasil, a determinação do magistrado não pôde ser cumprida.

 

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz