Conexão BRT: Prefeitura cria serviço de ônibus para ligar terminais a bairros da Zona Oeste

Três linhas de ônibus foram criadas neste ano para ligar terminais do BRT a bairros da Zona Oeste que não são atendidos pelo modal. O primeiro dos serviços a começar a rodar foi o 67 (Terminal Campo Grande—Terminal Deodoro), em junho, e outros dois foram implantados há duas semanas, o 28 (Terminal Curral Falso—Terminal Pingo D’Água) e o 68 (Bangu—Terminal Deodoro): todos são operados com ônibus amarelos da Mobi-Rio, empresa municipal que opera o BRT.

Mesmo já terem sido implantados, a criação dos serviços foi oficializada na última quinta-feira (16). O texto estabelece regras de transferência dos passageiros desses serviços no sistema BRT, com limite de três horas, que deverão ser geridas pelas operadoras dos sistemas de bilhetagem. São elas:

  1. Usuários que embarcarem em qualquer estação do BRT poderão realizar transferências para qualquer serviço da Conexão BRT
  2. Usuários que embarcarem no serviço 28 poderão realizar transferências nos terminais Pingo D’Água e Curral Falso
  3. Usuários que embarcarem no serviço 67 poderão realizar transferências no Terminal Deodoro e no serviço 68.
  4. Usuários que embarcarem no serviço 68 poderão realizar transferências no Terminal Deodoro e no serviço 67

Vale ressaltar que, apesar da pintura ser a mesma dos tradicionais ônibus do BRT, os veículos que operam no Conexão BRT não são articulados. Além disso, têm portas dos dois lados, para atender tanto a passageiros que embarcarem ou desembarcarem em pontos de ônibus comuns, mas também para pararem nas plataformas das estações Deodoro e Campo Grande, como no caso da linha 67.

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz