Milei envia carta a Lula confirmando participação em cúpula do G20 no Brasil

O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma nova carta ao presidente Lula confirmando sua participação na cúpula do G20 que será realizada no Brasil, em novembro. O canal de notícias CNN apurou que a carta, datada de 18 de setembro, aceita o convite brasileiro e diz que a Argentina está pronta para contribuir para o sucesso da reunião. De acordo com fontes que viram o documento, a comunicação fala dos interesses compartilhados entre os dois países.

A recente carta, revelada, num primeiro momento, pelo jornal argentino La Nación, é a terceira enviada por Milei para Lula. A primeira foi remetida antes mesmo da posse do argentino. Na carta, Milei convidava o mandatário do Brasil para o evento, ao qual Lula não compareceu, em razão de todas as críticas a ele proferidas por Milei durante a campanha eleitoral.

Assim como a primeira, a segunda carta foi entregue ao chanceler brasileiro Mauro Vieira pela chefe da diplomacia argentina, Diana Mondino, em abril. A comunicação, de acordo com fontes ouvidas pelo canal CNN, era informal e sugeria um encontro com Lula, e nunca chegou a ser respondida pelo presidente brasileiro.

O terceiro contato ocorreu mesmo com as múltiplas demonstrações públicas de Milei de tentar mitigar a hostilidade contra Lula. Já no cargo de presidente, Milei se negou a pedir desculpas ao presidente brasileiro e voltou a chamá-lo de “corrupto” e “comunista”, como havia feito durante a campanha eleitoral.

Nas redes sociais, Milei também repostou diversas publicações de que haveria uma ditadura, perseguição e tirania no país vizinho.

Créditos da imagem: Divulgação / Commons

Escrito por: Rafael Ajooz