Corte de gastos deve começar por redução de super salários públicos

O corte de gastos públicos deve agir primeiramente nos supersalários do setor público, que entre outras coisas desrespeita a lei do teto dos salários. A redução pode desafogar o crescimento da dívida pública e trazer uma economia de R$ 3 bilhões a R$ 4 bilhões por ano.

O objetivo da equipe econômica com o pacote de corte de gastos é uma redução nas despesas de meio ponto percentual do PIB, o que permitiria o cumprimento da meta em 2025 sem nenhuma medida de aumento de arrecadação. Atualmente, o governo vem aumentando a arrecadação para cumprir a meta, mas agora o foco é na criação de pacote de corte de despesas.

Nesse pacote de corte há medidas que dependem do Congresso e outras que podem ser feitas por decisão do Executivo. Mas são medidas para serem aprovadas este ano. De acordo com o que disse uma fonte à colunista Míram Leitão, “Se nós determinássemos o rumo dos acontecimentos, seria assim, aprovava este ano todo, ficava tudo já em vigor para no ano que vem reduzir a despesa em meio ponto percentual e poder cumprir a meta”.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil