Ozempic: Soranz afirma que medicamento será destinado a quem tem diabetes e obesidade

Numa entrevista com a personagem “Ema Jurema”, do jornal Extra, o secretário de Saúde Daniel Soranz detalhou a chegada do princípio ativo do Ozempic no Rio de Janeiro e a quem seria destinado o medicamento mundialmente conhecido por acelerar o processo do emagrecimento.

O foco da Secretaria municipal de Saúde é a disponibilização do princípio ativo do Ozempic, a Semaglutida, assunto em discussão na pasta há dois anos.

É verdade esse bilhete. Não estamos falando da marca, mas do princípio ativo. Pode ser que, de fato, a patente seja quebrada em 2026, o que vai baratear muito os custos“, diz Soranz, que já esteve na Dinamarca, visitando a Novo Nordisk, fabricante do Ozempic.

Aliado do prefeito Eduardo Paes, que admitiu ter usado o medicamento para emagrecer 30 quilos, Daniel afirmou que o remédio não deve ser consumido “por estética” e que ele só será disponibilizado a quem tiver recomendação médica.

Tem um público específico. Obviamente tem que estar associado ao diabetes e à obesidade. O carioca tem uma expectativa de vida de 77 anos, superior à expectativa da população americana, por exemplo, de 76 anos. E o principal problema de saúde pública que eles têm é a obesidade. Se a gente não cuidar disso aqui, teremos muita dificuldade que a nossa população viva mais e melhor. Não é uma questão de estética.”

Por: Ágatha Araújo

Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão