EUA vão enviar sistema antimísseis avançado para reforçar segurança Israel em guerra contra Irã

Os Estados Unidos enviarão um sistema antimísseis avançado para Israel, assim como tropas estadunidenses para operá-lo, “para ajudar a reforçar as defesas aéreas de Israel após os ataques sem precedentes do Irã”, afirmou o secretário de imprensa do Pentágono, major-general Patrick Ryder, em declaração neste domingo (13).

Não é a primeira vez que os Estados Unidos implantam o sistema, a bateria Terminal High-Altitude Area Defense (THAAD), no Oriente Médio, destacou Ryder. Ele também foi implantado em Israel em 2019 para um exercício.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, advertiu mais cedo neste domingo que os Estados Unidos estavam colocando as vidas de seus soldados “em risco ao deslocá-los para operar sistemas de mísseis dos EUA em Israel”.

O Irã disparou mísseis e drones contra Israel em abril. Em seguida, em 1º de outubro, o Irã disparou mais de 180 mísseis balísticos contra Israel em meio a uma escalada nos combates entre Israel e o Hezbollah, apoiado pelo Irã, no Líbano. Muitos foram interceptados em voo, porém alguns ultrapassaram as defesas antimísseis.

Créditos da imagem: Divulgação / ALERJ

Escrito por: Rafael Ajooz