Caso Marielle: Moraes confirma júri popular de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz para 30 de outubro
Nesta quinta-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a realização do júri popular para decidir sobre a condenação dos ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018.
O julgamento já havia sido marcado pelo Tribunal de Justiça do Rio para 30 de outubro, a partir das 9h. A decisão de Moraes confirma a realização da sessão, programada em setembro deste ano pelo juiz Gustavo Kalil, que presidirá a julgamento.
O caso ocorreu em março de 2018 e ganhou notabilidade na imprensa internacional. Marielle Franco era vereadora pelo PSOL e foi executada em uma rua no Estácio, no Centro do Rio. O motorista do carro, Anderson Gomes, também foi morto. Uma assessora dela, Fernanda Chaves, escapou sem ferimentos graves.
Segundo as investigações, o crime foi motivado por uma disputa em um território comandado pela milícia. Ronnie Lessa, assassino confesso da parlamentar, admitiu em sua delação premiada que cometeu o crime por promessa de chefiar uma milícia. O ex-PM também alegou foram oferecidos a ele e a seu parceiro de crime Macalé R$ 25 milhões pela morte de Marielle.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução