Vacina contra Covid-19 que pode oferecer imunidade mais duradoura é descoberta

Pesquisadores de Melbourne detectam de mais de 200 novos alvos potenciais para vacinas contra o SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19. A pesquisa, liderada por cientistas australianos, revela a possibilidade de desenvolver imunizantes mais eficazes e duradouros contra o vírus.

O estudo, publicado na revista Nature Communications, investigou sete proteínas do vírus e identificou diversos peptídeos capazes de ativar o sistema imunológico, especificamente as células T. Enquanto as vacinas atuais focam principalmente nas células B, a ativação das células T pode proporcionar uma imunidade mais duradoura e ampla, protegendo contra diferentes variantes do vírus.

A equipe de pesquisadores, em colaboração com a Evaxion Biotech, concentrou seus esforços em proteínas virais mais conservadas, ou seja, menos propensas a sofrer mutações.

A persistência da pandemia e o surgimento de novas variantes do vírus ressaltam a importância de desenvolver vacinas mais eficazes e abrangentes.

“Uma necessidade não atendida permanece para o desenvolvimento de novas vacinas capazes de atingir várias cepas virais e conferir proteção ampla na população global”, destaca a Dra. Braun.

Ao combinar a imunidade mediada por células B e T, essas novas vacinas podem oferecer uma proteção mais robusta e duradoura contra o vírus e suas variantes.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus