Fluminense x São Paulo: Pedido de anulação da partida por erro da arbitragem é julgado pelo STJD nesta sexta (11)

Mais um capítulo da novela vivida por Fluminense e São Paulo vai se desenrolar nos próximos dias, o pedido do São Paulo de anulação da partida por erro da arbitragem será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (SJTD) na sexta-feira (11).

O jogo pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro pode ser invalidado por erro de direito cometido pelo árbitro Paulo César Zanovelli, ele foi suspenso por 15 dias por unanimidade  mas o relator considerou a ação irrelevante para o resultado do jogo.

O árbitro deu vantagem para o Fluminense após falta cometida por Carelli em Thiago Silva, o zagueiro do tricolor carioca entendeu que a infração havia sido marcada e colocou a mão na bola, Kauã Elias fez o primeiro gol na sequência. A partida acabou com o resultado de 2 a 0 para o time de Laranjeiras.

O Fluminense luta contra o Z4 e o anulamento do jogo pode ser extremamente prejudicial para o resultado da campanha, os dirigentes dos clubes trocaram farpas, Casares do São Paulo disse:

“Eu vi a declaração do Mário Bittencourt, um amigo, gosto dele como dirigente, mas acho que ele derrapou. Se a gente voltar aos anos anteriores, vamos observar que times subiram para as divisões especiais passando por cima da regra estabelecida. Isso sim seria voltar a tempos atrás. Estamos trabalhando em cima do que a lei nos permite. O São Paulo está lutando porque foi um erro claro de direito. Se não for discutido, vamos anular essa cláusula. Se tem um erro de direito tão claro e demonstrado e ele não for analisado, para que existem esses homens sérios no STJD para analisar isso? É melhor extirpar essa cláusula. Acaba com erro de direito, ela nunca será colocada em prática. Se existe e ficam falando que pode ser um mal para o futebol, então tira a cláusula, ela não é mais exequível. Acho que o Mário derrapou, a vida da gente às vezes a gente erra na emoção.”

O comentário de Casares faz referência ao retorno do Fluminense a série A através de convite pela disputa da Copa João Havelange de 2000 após ter caído para a série C em 1999 sem precisar disputar a série B. Mario Bittencourt respondeu:

Lamento a entrevista do presidente do São Paulo. Demonstra desconhecimento sobre STJD, sobre o Fluminense e o São Paulo. Em entrevista recente, fui perguntado sobre o tema e falei que, do ponto de visto jurídico, achava absurdo o pedido de tentar anular a partida por alegado erro de arbitragem. Alegado porque, no lance, a falta foi a favor do Fluminense que não se beneficiou. Todos os princípios desportivos foram cumpridos sem interferência no resultado. Esses são os fatos. Já a memória do presidente Julio, por quem tenho o maior respeito, vou refrescar um pouco. Em 1996, um escândalo de arbitragem envolvendo outros clubes gerou o não rebaixamento de Fluminense e Bragantino. Por isso jogamos a Série A em 1997. Em 1999, novo problema envolveu justamente o clube do presidente. Quem não se lembra do São Paulo ter escalado jogador com identidade adulterada (Sandro Hiroshi) para ganhar do Botafogo e depois ver os pontos revertidos ao clube do Rio? A ação na Justiça comum foi do Gama para que o Botafogo fosse rebaixado, o que gerou a Copa João Havelange. Como os pontos foram dados ao Botafogo, o clube de Brasília foi à Justiça e impediu a realização do campeonato do ano 2000. Viu, presidente? Por uma irregularidade do São Paulo não houve rebaixamento em19 99 e o beneficiado direto não foi o Fluminense. Por fim, em 2013, dois clubes escalaram jogadores irregulares na última rodada e foram denunciados pelo STJD. O Fluminense foi terceiro interessado e exigiu apenas o cumprimento da regra, que previa a retirada de pontos dos clubes infratores. Em nenhum dos casos o Fluminense infringiu a regra. Exatamente como agora, em jogo no qual venceu por 2 a 0, sem nenhum erro que o beneficiasse. Imagine, presidente Julio, se a moda pega e a cada rodada os clubes adotem medidas como a sua? Terminaremos o campeonato quando? Assim que vamos falar em Liga? Ao longo de 2023 o Fluminense foi prejudicado diversas vezes, mas não buscou anular partidas no STJD. Presidente Julio, vamos usar menos a mídia e as redes sociais e trabalhar pelo futebol brasileiro. Você é muito importante para o futuro da Liga.

Por: Victoria Brasil

Imagem: Anderson Romao/AGIF