TikTok é processado por 13 estados americanos por causar vício e não proteger adequadamente usuários mais jovens

O TikTok está sendo processado por 13 estados americanos e pelo Distrito de Columbia, acusando a plataforma de não proteger adequadamente seus usuários mais jovens. As ações judiciais, apresentadas separadamente em estados como Nova York, Califórnia e outros 11 estados, intensificam a disputa entre a rede social, de propriedade da gigante chinesa ByteDance, e as autoridades regulatórias dos Estados Unidos.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, os estados alegam que o TikTok utiliza um software intencionalmente viciante, desenvolvido para manter as crianças engajadas por longos períodos, além de distorcer a eficácia de sua moderação de conteúdo. O procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, afirmou em comunicado que a plataforma “cultiva a dependência das mídias sociais para aumentar os lucros corporativos”, enfatizando que o TikTok direciona suas estratégias para um público jovem, que ainda não possui as defesas necessárias para estabelecer limites saudáveis em relação ao conteúdo viciante.

Os processos afirmam que a plataforma “busca maximizar o tempo que os usuários passam no aplicativo para direcioná-los a anúncios”. A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, ressaltou que os jovens estão enfrentando sérios problemas de saúde mental devido a plataformas viciantes como o TikTok. Em Washington D.C., o procurador-geral Brian Schwalb declarou que o TikTok opera um negócio de transmissão de dinheiro não licenciado por meio de seus recursos de streaming ao vivo e moeda virtual.

“A plataforma do TikTok é perigosa por design”, disse Schwalb. “É um produto intencionalmente viciante que foi projetado para fazer os jovens se tornarem viciados em suas telas”

Em resposta às alegações, o TikTok contestou veementemente as acusações, considerando-as “imprecisas e enganosas”. A empresa expressou sua decepção pelo fato de os estados terem escolhido entrar com ações judiciais em vez de buscar “soluções construtivas para os desafios do setor”. O TikTok destacou que oferece recursos de segurança, como limites de tempo de tela por padrão e configurações de privacidade para usuários com menos de 16 anos.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus