Rússia: Ataque hacker generalizado atinge mídia russa no aniversário de Putin
A empresa de mídia estatal russa VGTRK, que controla e opera as principais estações de TV do país, foi alvo de um massivo ataque cibernético nesta segunda-feira (7) — mesmo dia em que o líder da nação russa, Vladimir Putin, completou 71 anos.
O governo russo confirmou o ataque virtual e disse que a VGTRK trabalha para resolver o problema:
“Nossa holding de mídia estatal, uma das maiores, enfrentou um ataque de hackers sem precedentes em sua infraestrutura digital”, afirmou à Reuters Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.
“Especialistas estão trabalhando para entender aonde levam os rastros deixados por aqueles que organizaram esse ataque hacker”, disse.
Outro meio de comunicação, a Gazeta.ru, também apurou que o ataque teve como alvo os serviços online e internos da VGTRK.
“Ouvi dizer que eles (os hackers) apagaram tudo dos servidores, incluindo backups”, afirmou outra fonte ouvida pelo portal russo.
Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, confirmou que Moscou abordará o ataque hacker em fóruns internacionais, incluindo a UNESCO, a agência da ONU que promove a liberdade de expressão.
Créditos da imagem: Divulgação/Commons
Escrito por: Rafael Ajooz