Furacão Milton: Moradores tentam fugir de tempestade e mais de mil estabelecimentos na Flórida ficam sem gasolina
Muitos postos de gasolina na Flórida estão ficando sem combustível à medida que os habitantes se preparam para a chegada do furacão Milton. A procura por gasolina cresceu, uma vez que muitos residentes estão tentando se abastecer antes de se deslocarem para regiões mais seguras. Alguns que pretendem permanecer em suas residências estão tentando encher os reservatórios para poderem alimentar seus geradores caso fiquem sem energia elétrica por um longo período.
Na manhã desta terça-feira (8), o serviço de monitoramento de preços de gasolina GasBuddy informou que 14,5% dos postos de gasolina em todo o estado estavam sem combustível. Este índice estava em 3% nesta segunda-feira (7). Esta estimativa indica que existem mais de 1.000 postos atualmente sem combustível no estado.
A situação estava muito pior em áreas que enfrentam ordens de retirada obrigatória. Em Fort Myers, na Costa do Golfo do estado, 70% dos postos estavam sem gasolina na noite de segunda-feira. O governador da Florida, Ron DeSantis, tentou conter o pânico, o que pode piorar a escassez.
Depois que a tempestade passar, problemas para levar gasolina para o estado podem persistir se houver danos ao Porto de Tampa, disseram especialistas do mercado de gasolina. Isso porque esse porto é ponto de entrada importante para grande parte da gasolina que chega ao estado, via petroleiro ou barcaça.
Além disso, há receio que o furacão e a tempestade possam causar danos significativos ao porto. “Estamos assumindo, não significa que isso vai acontecer, mas estamos assumindo que haverá danos significativos ao Porto de Tampa, então estamos operando como se houvesse uma interrupção significativa na capacidade deles de receber combustível”, destacou DeSantis.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: reprodução