Mais de 84% dos belo-horizontinos não aprovam troca de bandeira da capital mineira
Uma votação foi realizada durante as eleições municipais de Belo Horizonte no último domingo (6) para avaliar a opinião dos moradores da cidade a respeito da mudança da bandeira da cidade, 84,32% das pessoas votaram pela defesa da bandeira atual.
Apenas 201.950 dos eleitores são favoráveis a mudança, a troca da bandeira foi aprovada no dia 31 de julho de 2023 após referendo solicitado na Câmara Municipal. A proposta foi criada por Gabriel Figueiredo, artista plástico que sugeriu diferenciar a bandeira do brasão da cidade.
Os eleitores puderam opinar através da urna eletrônica, na sequência do voto para prefeito e para vereador do município todos chegaram a uma tela que perguntava: “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”
A bandeira atual existe a cerca de 30 anos e a mudança de todas as bandeiras espalhadas pelos órgãos públicos da cidade pode chegar a um custo de até R$15 mil. A escolha foi feita sem que os eleitores vissem a imagem das bandeiras, o que foi criticado pela mídia, no entanto Wellerson Arantes, secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral em Minas Gerais (TRE-MG), pontou que o sistema do TSE não estava pronto para comportar esse tipo de arquivo.
Por: Victoria Brasil
Imagem: Reprodução/TSE