Líderes do G7 condenam ataque do Irã contra Israel diante de escalada da guerra no Oriente Médio

Em uma declaração coletiva divulgada pela Casa Branca nesta quinta-feira (3), os líderes do G7 condenaram os ataques do Irã contra Israel da última terça-feira (1°). No documento, os líderes das maiores potências econômicas do mundo afirmaram que a ofensiva iraniana representou uma ameaça à estabilidade do Oriente Médio.

“Nós, os Líderes do G7, expressamos profunda preocupação com a deterioração da situação no Oriente Médio e condenamos nos termos mais fortes o ataque militar direto do Irã contra Israel, que constitui uma séria ameaça à estabilidade regional”, diz parte da declaração.

O G7 ainda reforçou o compromisso com a segurança de Israel e afirmou que discutiu esforços e ações para evitar a escalada na região.

“As ações seriamente desestabilizadoras do Irã em todo o Oriente Médio por meio de representantes terroristas e grupos armados — incluindo os Houthis, Hezbollah e Hamas — bem como grupos de milícias alinhados ao Irã no Iraque, devem parar”, acrescentaram os líderes do G7 na carta.

“Incentivamos todas as partes a se envolverem construtivamente para diminuir as tensões atuais. O direito humanitário internacional deve ser respeitado”, concluiu o G7 na declaração.

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz