Fifa paga salário de Pedro durante oito meses por artilheiro ter sofrido lesão na Seleção Brasileira

A Fifa será responsável pelo pagamento do salário de Pedro, jogador do Flamengo, por ele ter sofrido uma lesão durante o seu treino pela Seleção Brasileira. O Flamengo entrou no The FIFA Club Protection Programme, um programa que tem como finalidade a garantia da proteção dos clubes que cedem seus atletas para a Seleção, o clube tem direito a cobertura financeira durante o período de recuperação do artilheiro, que tem a previsão de oito meses.

O tempo máximo previsto para a cobertura do programa é de 365 dias e o valor cedido para auxílio é de até 7,5 milhões de Euros (R$ 46,77 milhões), de acordo com a necessidade. No Brasil o salário dos jogadores é dividido entre CLT (normalmente 60%) e direito de imagem, a FIFA só se responsabiliza pelos gastos registrados na carteira de trabalho, o Flamengo está entrando em acordo com a CBF para decidir o pagamento dos outros 40%.

Pedro sofreu a lesão durante treino da Seleção Brasileira em 4 de Setembro desse ano, o jogador já havia se machucado no primeiro tempo da partida contra o Bolívar no meio de Agosto e mesmo assim ganhou a liberação para atuar pela verde e amarela, o presidente Rubro-Negro, Rodolfo Landim, criticou o treino aplicado pela CBF em entrevista a TNT Sports:

“O Pedro vinha de uma lesão, na verdade teve um jogo que ele jogou, e aí a gente o libera para a Seleção. Ele vai para lá, tem um dia de recuperação, e depois ficamos sabendo que a carga que foi aplicada para ele foi equivalente a 4,5 km, que é uma carga, vamos dizer assim, muito forte para quando você está com um jogador voltando de lesão.”

O presidente da CBF, Rodrigo Caetano, comentou sobre a fala de Landim:

 “Não estou aqui para fazer análise de nenhuma declaração a respeito disso. Posso dizer que tem grandes profissionais aqui da CBF que já estão há muito tempo, são permanentes da casa e realizam esse trabalho ao longo de todos esses anos. Não somente com essa comissão técnica. Esse controle de carga existe, tivemos todo o cuidado do mundo. Agora, análise se foi ou não foi, não vou entrar nesse debate. A gente sempre gera todo e qualquer tipo de relatório não só para o Flamengo, Atlético-MG… Para todos os clubes, de tudo que os atletas fazem desde o primeiro dia que chegam aqui. Obviamente foram respeitados, na nossa visão, todos esses protocolos.”

O jogador do Flamengo tirou os pontos da cirurgia no começo dessa semana e tem boa previsão de recuperação, a fisioterapia também foi iniciada no Ninho do Urubu nos últimos dias.

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Arquivo Onbus