Eleições: Rodrigo Amorim tem candidatura indeferida e está inelegível até 2032

Nesta quinta-feira (03), a candidatura de Rodrigo Amorim (União) à Prefeitura do Rio foi indeferida por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Durante a sessão, os desembargadores julgaram um pedido apresentado pela coligação “O Rio merece mais”, que inclui os partidos PSOL/Rede/PCB.

O recurso que resultou na suspensão da candidatura do parlamentar bolsonarista teve base em uma condenação prévia de Amorim por violência política de gênero, julgada em maio deste ano pelo próprio TRE-RJ. Ele havia sido denunciado pela Procuradoria Regional Eleitoral por ter se referido à vereadora trans Benny Briolly como “boi zebu” e “aberração da natureza”. No entendimento dos desembargadores, o deputado não pode disputar as eleições do próximo domingo (06).

Além de estar inelegível até 2032, Amorim foi condenado pela Corte em maio deste ano a uma pena de 1 ano e 4 meses de serviços comunitários prestados à população em situação de rua e ao pagamento de 70 salários mínimos à vereadora Benny pela ofensa.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução