Eleições: PF investiga presidente municipal do Podemos e apreende aparelhos e documentos sobre eleitores
Nesta quinta-feira (3), a Polícia Federal apreendeu nove aparelhos telefônicos e documentos com informações sobre eleitores durante uma operação contra uma candidata a vereadora em Itaguaí, na Baixada Fluminense.
Segundo as investigações do Ministério Público Eleitoral, Elisa Giovanna, presidente municipal do Podemos, juntamente com outras pessoas, fornecia comprovantes de residência falsos para eleitores, prometendo vantagens econômicas em troca de votos, para que eles se alistassem ou transferissem o domicílio eleitoral para Itaguaí.
Na operação, os agentes cumpriram seis mandados de busca e apreensão em Itaguaí e na cidade do Rio de Janeiro. Durante as investigações, alguns dos alvos foram flagrados no cartório de Itaguaí pagando multas eleitorais de pessoas cooptadas.
Os suspeitos vão responder por organização criminosa, inscrição fraudulenta, com uso de documento falso, por oferecer vantagem ilícita em troca de voto e por corrupção de menores, uma vez que muitas vítimas eram menores de idade. As penas, se somadas, podem chegar a 22 anos de prisão.
Por: Ágatha Araújo
Foto: divulgação/PF