Cármen Lúcia pede por eleições municipais sem atos de violência e com foco no civismo responsável

A ministra do STF e presidente do TSE, Cármen Lúcia, fez um apelo para que as eleições deste domingo (6) aconteçam com “tranquilidade democrática, civismo responsável e alegria”, sem atos de violência. A declaração foi dada na sessão desta quinta-feira (3) no plenário do TSE.

“A gente não espera que as pessoas depositem seus dissabores na vida, ou ideológicos. Não esperamos que haja prática, nem de ofensa, nem de violência, nem de inaceitação das diferenças, porque é dessas diferença que realizamos a pluralidade”, disse ela na última sessão do TSE antes do primeiro turno da eleição municipal.

Cármen disse que a Justiça Eleitoral adotou todas as providências para aquilo que poderia ser previsto, “com alguma dificuldade ou por intempéries ou condições climáticas”. No início da semana, a ministra citou no programa Roda Viva, da TV Cultura, preocupações com a locomoção dos eleitores no Norte do País, que vivem uma seca histórica que dificulta o transporte via barco.

“Tudo que podia ser previsto foi previsto, o que era previsível foi adotado como medidas acauteladoras para que nada pudesse dificultar a locomoção e o livre acesso ao local de votação”, disse ela.

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz