Pablo Marçal é alvo de ações na Justiça Eleitoral por oferecer apoio político em troca de doações
O empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB), candidato à Prefeitura de São Paulo, tornou-se alvo de representações na Justiça Eleitoral após oferecer gravação de vídeos de apoio a candidatos a vereador em troca de doações de R$ 5 mil para sua campanha. A ação, considerada “ilícita” e um “abuso de poder econômico”, foi protocolada pelas campanhas de Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB). Marçal, em um vídeo divulgado no dia 28 de setembro, ofereceu seu apoio a candidatos que não fossem de esquerda, pedindo um Pix de R$ 5 mil em troca de um vídeo promocional.
A campanha de Boulos acusou Marçal de transformar as eleições “em um balcão de negócios”, enquanto Tabata Amaral afirmou que ele não segue as regras eleitorais e está “fraudando a lei” ao mercantilizar seu apoio político.
As ações destacam que o apoio político não pode ser vendido como um bem ou serviço para arrecadação de fundos, e alertam para o uso indevido de meios de comunicação social, já que Marçal usaria sua influência nas redes sociais em troca de dinheiro.
Por: Luiza Torrão
Foto: Reprodução