Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado, será rebatizado em homenagem ao Silvio Santos

O tradicional Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, localizado no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, ganhou um novo nome. A partir de agora, a instituição centenária será oficialmente chamada de Colégio Estadual Senor Abravanel, em homenagem ao apresentador Silvio Santos, que faleceu em agosto deste ano.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira (2). A Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) justificou a mudança alegando que Silvio Santos foi aluno da escola quando ela ainda era a Escola Técnica de Comércio.

A homenagem a Silvio Santos pode ir além da mudança de nome do colégio. Um projeto de lei, publicado no Diário Oficial na segunda-feira (30), propõe que a rodovia RJ-116 seja renomeada como rodovia Silvio Santos. A proposta ainda será analisada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O Colégio Estadual Amaro Cavalcanti faz parte de um grupo de oito prédios históricos conhecidos como “escolas do imperador”, construídos por ordem de Dom Pedro II na década de 1870. Inicialmente chamado de Escola da Glória, o colégio foi projetado pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt Silva e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na década de 1990.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo