CBF confirma mudança de datas na semifinal da Copa do Brasil antecipando jogos no Brasileirão
Em meio a um imbróglio envolvendo as datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a antecipação das partidas de Atlético-MG, Vasco, Corinthians e Flamengo no Campeonato Brasileiro. Os jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil foram agendados para os dias 19 e 20 de outubro, levando a CBF a antecipar os confrontos no Brasileirão para os dias 16 e 17.
As datas dos jogos do Brasileirão são as seguintes: no dia 16 de outubro, às 21h45, São Paulo enfrentará o Vasco e Fortaleza jogará contra o Atlético-MG. No dia 17 de outubro, às 20h, Flamengo e Fluminense se encontrarão, assim como Corinthians e Athletico-PR.
O imbróglio na Copa do Brasil começou quando os jogos de volta da semifinal estavam inicialmente previstos para os dias 16 ou 17 de outubro. Entretanto, após pedidos do Atlético-MG e do Flamengo, que se enfrenta com o Corinthians na outra semifinal, os confrontos foram remarcados para o fim de semana. Essa mudança foi criticada publicamente por Vasco e Corinthians, que acreditam que Atlético-MG e Flamengo estão sendo favorecidos.
Na data base inicial, os confrontos ocorreriam na semana do dia 16, logo após o encerramento da Data Fifa. A CBF justificou as alterações como tendo sido realizadas com o consentimento da detentora dos direitos de transmissão da Copa do Brasil e do Brasileirão, além de levar em conta as datas estabelecidas pela Conmebol para a semifinal entre Atlético-MG e River Plate-ARG.
Na última terça-feira (1º), os clubes publicaram notas oficiais criticando uns aos outros. Atlético-MG e Flamengo defendem a mudança de data, argumentando que assim teriam todos os jogadores à disposição após a Data Fifa. Em contrapartida, Vasco e Corinthians são contrários à alteração, sustentando que não se deve modificar datas previamente estabelecidas. Para expressar sua insatisfação, Vasco e Corinthians recorreram ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, solicitando que a CBF reverta a nova marcação das datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil.
Por: Luiza Torrão
Foto: Reprodução