Metrô: TAC da Estação Gávea será assinada nesta quarta (2) e obras retornam ainda esse mês
Após a aprovação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), um novo passo será dado nesta quarta (2), quando o acordo será formalmente assinado em uma cerimônia no Palácio Guanabara, às 10h30. A expectativa é que as obras, paralisadas desde 2015, sejam concluídas em um prazo de três anos.
O TAC ainda passará pela análise da Agentransp, mas o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, garantiu que as obras devem recomeçar ainda em outubro.
“Este mês já tem obra lá. Vamos partir para homologar o acordo na Justiça e assinar contrato. O memorial de início da obra, eu faço em dois segundos. Vai andar tudo rápido. Pode ter certeza”
O TAC foi celebrado em conjunto com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e envolve a participação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ), da Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade (Setram), da concessionária MetrôRio e das empreiteiras responsáveis pela obra,
Em uma entrevista exclusiva ao jornal O GLOBO, Reis apresentou o novo projeto da estação, que será cercada por uma praça e terá seu custo reduzido para facilitar a execução das obras. As intervenções incluem a conclusão de um trecho de 40 metros de galeria, interligando a Estação São Conrado/Rocinha à Gávea, enquanto o treco entre Leblon e Gávea não será executado neste momento.
O MetrôRio será responsável por cobrir os custos da obra, que não devem ultrapassar R$ 600 milhões, em troca da unificação e prorrogação da concessão por mais dez anos, até 2048. Atualmente, o MetrôRio opera três linhas, mas detém a concessão apenas das linhas 1 e 2. O estado também se comprometeu a custear até R$ 90 milhões para complementar as intervenções necessárias.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Divulgação