Israel manda moradores de mais de 20 cidades do Líbano abandonarem casas e Hezbollah reage com foguetes
Israel iniciou uma ofensiva terrestre “limitada” contra alvos específicos do Hezbollah, no sul do Líbano, nesta terça-feira (1º). A incursão conta com tropas do Exército por terra, além do apoio da Força Aérea.
O porta-voz dos militares, Avichay Adraee, emitiu uma ordem a moradores de mais de 20 cidades do sul do Líbano para que abandonem imediatamente suas casas “para a sua própria segurança”.
A ordem é para que os civis se desloquem para a margem norte do rio Awali, cuja saída pro mar fica quase no meio do caminho entre a fronteira com Israel e Beirute. Israel diz que Hezbollah tem usado infraestrutura civil e residentes do sul como escudo humano.
O grupo extremista do Líbano reagiu à ofensiva terrestre israelense com disparo de mísseis direcionados, entre outras localidades, a Tel Aviv — segundo o Hezbollah, direcionados a instalações do serviço secreto do país, o Mossad. A milícia Houthi, financiada pelo Irã e que tem atuação no Iêmen, também afirmou ter disparado foguetes em direção ao território de Israel.
Créditos da imagem: Divulgação/Commons
Escrito por: Rafael Ajooz