Instrumentos do Samba se tornam manifestações da cultura nacional
Nove instrumentos musicais do samba, incluindo o pandeiro, o tam-tam, a cuíca e o tamborim, foram oficialmente reconhecidos como parte da cultura nacional em todo o Brasil. A lei que formaliza essa decisão foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e divulgada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (30).
Os modos de fabricar os instrumentos musicais também foram reconhecidos como práticas e tradições culturais. Na lista dos nove instrumentos das rodas e escolas de samba, incluem-se o surdo, o rebolo, a frigideira, a timba e o repique de mão.
Segundo a lei, todos esses instrumentos serão considerados manifestações da cultura nacional, desde que respeitem as práticas e tradições culturais associadas aos seus modos de produção. As especificidades desses modos de produção serão detalhadas em um decreto.
Mestra de percussão, a paulista Jackie Cunha, de 32, sabe tocar esses instrumentos, com exceção da cuíca. Ela conta que começou aprender sobre os instrumentos ainda criança, levada pela mãe nas rodas de samba paulista. Aos sete anos, já tocava o primeiro pandeiro.“A importância é gigantesca. Você encontra surdo, caixa, tamborim e pandeiro em diversos ritmos, além do samba, por trazerem essa sonoridade, essa riqueza de detalhes, essa riqueza sonora”, disse.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: reprodução