Governo do Rio anuncia aumento de efetivo de 5.500 agentes nas polícias Civil e Militar
Nesta segunda-feira (30), o governador Cláudio Castro anunciou um aumento de efetivo de 5,5 mil agentes nas polícias Militar e Civil. O anúncio foi feito durante uma entrevista coletiva realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde Castro confirmou a convocação dos candidatos já aprovados em concursos realizados nos últimos anos.
No último concurso para soldado da Polícia Militar, a fase intelectual foi concluída com 11 mil candidatos aptos e aprovados nas provas discursivas e objetivas, referentes à primeira e segunda fase. O processo seletivo conta com nove etapas, incluindo avaliações médicas, físicas e uma pesquisa social.
O governador anunciou que o número de vagas convocadas foi dobrado em relação ao previsto inicialmente, e, ao final do processo, 4 mil candidatos aprovados serão chamados para o curso de formação de soldados.
Já com relação à Polícia Civil, foram oferecidas 1.588 novas vagas para inspetor. Segundo o governador, a convocação é resultado da decisão do STF — que flexibiliza as regras de Regime de Recuperação Fiscal.
Segundo Castro, as convocações são parte das medidas de investimento na segurança pública.
“Estamos chamando mais agentes para a Polícia Civil e a Polícia Militar, não tenho dúvidas de que com isso vamos gerar um processo de previsibilidade na segurança pública e melhorando a nossa capacidade de fazer gestão. Temos ainda programas que estão sendo montados, sobretudo na área de monitoramento de câmeras e cerco eletrônico que em breve vamos anunciar“, afirmou.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução