EUA alertam sobre ataque iminente do Irã a Israel e dão início a preparativos de defesa

Um funcionário de alto escalão do governo dos Estados Unidos alertou nesta terça-feira (1º) que o Irã está se preparando para um ataque iminente com mísseis balísticos contra Israel. “Os Estados Unidos estão apoiando os preparativos de defesa” para esse possível ataque, afirmou a fonte. O funcionário também advertiu o Irã sobre “sérias consequências” caso o ataque se concretize.

Na segunda-feira, quando Israel iniciou uma incursão terrestre no sul do Líbano, os Estados Unidos não haviam detectado movimentação significativa de equipamento militar no Irã. No entanto, fontes americanas ressaltaram a capacidade do Irã de se mobilizar rapidamente, segundo a emissora NBC.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que, até o momento, não detectaram um ataque aéreo vindo do Irã. O alerta surge em um contexto de intensificação das operações israelenses contra o grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã, no Líbano. O porta-voz militar israelense, Contra-Almirante Daniel Hagari, afirmou: “Por enquanto, não detectamos nenhuma ameaça aérea lançada do Irã”, acrescentando que o exército israelense está “preparado para se defender e atacar” caso o regime iraniano lance um ataque.

Esse evento seria o primeiro ataque direto do Irã contra Israel desde abril, quando Teerã lançou mísseis e drones contra duas bases aéreas israelenses, atingindo partes das Colinas de Golã ocupadas. Naquela ocasião, a maioria das armas disparadas pelo Irã foi interceptada por Israel, pelos Estados Unidos ou por países árabes da região, como a Jordânia.

Por: Luiza Torrão

Foto: REUTERS/Aziz Taher