Mauro Vieira conversa com chanceler do Líbano para discutir eventual operação de repatriação de brasileiros no país

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu no sábado (28) com o chanceler do Líbano, Abdallah Rashid Bou Habib, em Nova York, nos Estados Unidos. Na conversa, os dois avaliaram o atual momento do conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah, após uma série de ataques aéreos desta semana. Segundo o Itamaraty, o encontro durou cerca de 40 minutos.

Eles também discutiram o planejamento em curso pelo governo se a situação piorar ainda mais com a pretensão, inclusive, da criação de uma megaoperação para resgatar brasileiros do país.

Cerca de 21 mil brasileiros vivem no Líbano atualmente, a maior comunidade brasileira em países da região, à frente de Israel (14 mil) e dos Emirados Árabes Unidos (9,6 mil), por exemplo.

Segundo o Itamaraty, Vieira também relatou sobre o trabalho da embaixada brasileira no Líbano no trabalho de assistência aos brasileiros e na consulta aos que eventualmente precisem de ajuda para deixar o Líbano.

Até o momento, nenhum país com grandes comunidades residentes no Líbano fez operações de repatriação, porém o Brasil já trabalha opções possíveis em caso de agravamento da situação.

O aeroporto de Beirute, a capital do Líbano, segue aberto, e as pessoas que desejem podem sair do país por meios próprios, em voos comerciais.

 

Créditos da imagem: Divulgação

Escrito por: Rafael Ajooz