Auxiliares de Lula aconselham que missão de repatriação de brasileiros seja aprovada; Itamaraty pede mais tempo

O presidente Luís Inácio Lula da Silva está avaliando a missão de repatriação de brasileiros que estão no Líbano, o governo estuda a possibilidade e calcula os riscos de colocar o plano em prática. A região está sendo atacada por Israel e a tensão tem aumentado, dois brasileiros morreram. Os conselheiros do presidente acreditam que a repatriação seja o melhor plano para lidar com a situação, eles conversarão com Lula em breve, a previsão é de que uma decisão seja tomada ainda nesta semana.

Um ataque terrestre ao Líbano tem sido considerado por Israel, o que pode dificultar as possibilidades de resgate dos brasileiros, no entanto o Itamarary ressaltou que podem existir empecilhos e pediu mais tempo antes que uma decisão seja tomada. A Síria e a Jordânia são estudadas como possibilidade de rota.

Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) estão prontos para que a missão seja realizada caso essa seja a decisão tomada pelo presidente. Brasileiros no Líbano já criticaram a demora na tomada de uma atitude e cobram que o resgate seja feito.

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Ricardo Stuckert