Mercado da Praça XV pode ser reestruturado 61 anos após demolição

A torre do antigo Restaurante Albamar, da Praça XV, poderá ser integrada a um novo projeto que visa reconstruir o Mercado da Praça XV, demolido há 61 anos para a construção da Perimetral. A iniciativa ganhou força com a publicação de uma manifestação de interesse privado no Diário Oficial nesta quinta-feira (26).

O projeto propõe a construção de um espaço moderno, com 24 restaurantes, três bares, quatro lojas e uma área para a tradicional feira de antiguidades da Praça XV, além de eventos de música ao ar livre. Um dos destaques é a integração do restaurante à nova estrutura, utilizando a torre remanescente dos quatro pilares do antigo mercado, que funcionou de 1907 até sua demolição em 1963.

O antigo Mercado da Praça XV, construído sob a gestão de Pereira Passos, era um ponto central da vida urbana do Rio de Janeiro, reunindo cerca de 200 boxes de alimentos e produtos variados. Sua destruição para dar lugar ao Elevado da Perimetral ainda é considerada controversa, restando apenas o edifício do atual restaurante Ancoramar, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

A nova estrutura será metálica, com detalhes em verde e uma cobertura de metal e madeira laminada, homenageando o design do antigo mercado. Com vista para a Baía de Guanabara e novos píeres voltados para o mar, o espaço promete revitalizar a Praça XV e atrair ainda mais cariocas e turistas, reforçando o movimento cultural e gastronômico que já vem crescendo na região, apelidada de “Pequena Lisboa”.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Diário do Rio