EUA e aliados pedem cessar-fogo de 21 dias entre Israel e Hezbollah

Ao lado de aliados como União Europeia e Austrália, os Estados Unidos pediram por um cessar-fogo temporário entre Israel e o grupo radical Hezbollah. Em comunicado emitido na noite de quarta-feira (25), os países clamaram por uma pausa imediata de 21 dias no conflito – que começaram a crescer nas últimas semanas.

“A situação entre o Líbano e Israel é intolerável e apresenta um risco inaceitável de uma escalada regional mais ampla. Isto não é do interesse de ninguém, nem do povo de Israel, nem do povo do Líbano. É tempo de concluir um acordo diplomático que permita aos civis de ambos os lados regressar às suas casas em segurança”, diz os EUA no texto.

Com o cessar-fogo temporário, os países pedem que Israel e Hezbollah comecem imediatamente uma rodada de negociações para “pôr fim” aos temores de uma nova guerra no Oriente Médio. Isso em razão dos ataques israelenses contra o grupo, baseado no Líbano, estarem acontecendo em paralelo à guerra na Faixa de Gaza, onde os soldados israelenses seguem tentando “disseminar” o grupo palestino Hamas.

“Apelamos a todas as partes para que deem uma oportunidade real a um acordo diplomático. Estamos então preparados para apoiar plenamente todos os esforços diplomáticos para concluir um acordo entre o Líbano e Israel neste período, com base nos esforços dos últimos meses, que ponha fim a esta crise”, encerra o comunicado.

 

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz