Botafogo avança às semifinais da Libertadores após empate emocionante com São Paulo e vitória nos pênaltis

Nesta  quarta-feira (25), São Paulo e Botafogo se enfrentaram no jogo de volta das quartas de final da Libertadores, terminando em um empate de 1 a 1 no tempo regular. Os gols foram marcados por Almada para o Botafogo e Calleri para o São Paulo. Nos pênaltis, o alvinegro se destacou, garantindo sua classificação para a semifinal da competição após 51 anos.

O primeiro tempo foi dominado pelo Botafogo, que apresentou maior posse de bola e pressionou o adversário na saída. Aos 13 minutos, Luiz Gustavo perdeu a bola para Savarino, que encontrou Igor Jesus. O camisa 99 cruzou e Almada, aproveitando o rebote, balançou as redes de cabeça. No entanto, o São Paulo teve a chance de empatar antes do intervalo. Aos 45 minutos, a bola desviou no braço de Bastos após cabeceio de Lucas Moura, e o VAR confirmou a penalidade. Lucas Moura, porém, isolou a cobrança, mandando a bola no travessão.

No segundo tempo, o Tricolor conseguiu equilibrar a partida. Calleri teve uma grande oportunidade, mas não conseguiu marcar. A pressão do São Paulo aumentou e, aos 41 minutos, André Silva cruzou para Calleri, que, de cabeça, deixou tudo igual. A tensão cresceu nos minutos finais, culminando em um tumulto que resultou nos cartões vermelhos para Rafinha e Gatito, após desentendimentos entre os jogadores e comissão técnica de ambos os lados.

Nas cobranças de pênaltis, o Botafogo se mostrou mais eficiente, convertendo cinco cobranças, incluindo as de Tchê Tchê, Danilo Barbosa, Marçal, Almada e Matheus Martins. Vitinho isolou sua cobrança pelo Glorioso. O São Paulo viu Calleri e Nestor falharem, embora Luiz Gustavo, Lucas Moura e Igor Vinícius tenham convertido.

Com esta vitória, o Botafogo agora aguarda o resultado do duelo entre Flamengo e Peñarol para definir seu adversário na semifinal. No Campeonato Brasileiro, o Glorioso enfrenta o Grêmio no sábado (28), às 21h (de Brasília), enquanto o São Paulo recebe o Corinthians no domingo (29), às 16h (de Brasília).

Por: Luiza Torrão

Foto: Vítor Silva/ BFR