Dengue: Ministério da Saúde adverte que menos de 50% dos jovens voltaram para a 2ª dose da vacinação no Rio de Janeiro

No Brasil, menos da metade dos adolescentes que receberam a primeira dose da vacina contra a dengue voltaram para completar o esquema vacinal com a segunda dose. O Ministério da Saúde faz o alerta, de informações iniciais do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).

Segundo o departamento, foram aplicadas 636 mil doses no país, enquanto 2,2 milhões de brasileiros começaram a receber a vacinação. Os dados indicam que somente 28,9% consumiram as duas doses recomendadas para assegurar a proteção contra a enfermidade. Apesar de os estados terem recebido vacinas suficientes para as duas aplicações.

A taxa de retorno difere entre os estados do Brasil. O Rio de Janeiro apresenta a melhor situação, com 117 mil adolescentes (60%) dos 192,2 mil que receberam a primeira dose completando a imunização. De acordo com o ministério, o estado recebeu um total de 598,8 mil aplicações.

O Ministério da Saúde, em nota, lembra que a população “precisa ficar atenta à caderneta de vacinação para garantir a imunização completa”: “A vacinação é uma das inovações para enfrentar a dengue, que em 2024 aumentou em todo o mundo, sobretudo devido às mudanças climáticas. Para ter proteção contra casos graves e hospitalizações por dengue, o público-alvo precisa tomar duas doses do imunizante incorporado de forma inédita no SUS”.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: reprodução