FAB se prepara para resgatar brasileiros no Líbano, em meio a conflitos com Israel

O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Marcelo Damasceno, declarou  nesta terça-feira (24) que a FAB está preparada para realizar uma operação de resgate de brasileiros no Líbano, que está sob ataque de Israel. A Embaixada do Brasil em Beirute iniciou consultas com cidadãos brasileiros que residem no país sobre a possibilidade de receber apoio governamental para deixar a região.

A determinação para iniciar essas consultas partiu do chanceler Mauro Vieira, que está em Nova York acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia Geral da ONU. Dependendo das respostas, o governo poderá organizar uma operação de repatriação, utilizando voos da FAB, semelhante à que foi realizada para brasileiros em Israel e na Faixa de Gaza desde o início do conflito com o Hamas em 7 de outubro. O Líbano abriga a maior comunidade brasileira no Oriente Médio, com cerca de 22 mil pessoas.

A Embaixada também aconselhou que brasileiros evitem viajar ao Líbano e recomendou que aqueles que já estão no país deixem a região por meios próprios “até o retorno à normalidade”. Aqueles que decidirem permanecer devem evitar o sul do país, áreas de fronteira e outros locais de alto risco.A Embaixada orientou os brasileiros a seguirem as recomendações de segurança das autoridades locais e a reforçarem as precauções, especialmente nas áreas de risco. Nesta terça-feira (24), Israel realizou novos ataques em Beirute, menos de 24 horas após um bombardeio que deixou mais de 500 mortos no Líbano.

Por: Luiza Torrão

Foto: Reprodução