Programa Voa Brasil comercializa mais de 10 mil passagens a R$ 200 para 68 destinos brasileiros

Desde o lançamento em julho, o programa Voa Brasil já vendeu cerca de 10,4 mil passagens para 68 destinos no Brasil, com bilhetes a R$ 200 por trecho, além de taxa de embarque. Destinado a aposentados do INSS, o programa está disponível para todos os beneficiários, independentemente de renda, desde que não tenham viajado nos últimos 12 meses. Até agora, as vendas representam 0,34% do total de 3 milhões de passagens disponíveis.

Os destinos mais procurados incluem São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, com 45% das vendas direcionadas ao Sudeste e 40% ao Nordeste. São Paulo lidera com 2.918 passagens, seguido pelo Rio de Janeiro com 963 e Fortaleza com 922.

Para acessar as passagens, os usuários precisam de uma conta nível ouro ou prata no gov.br. O programa recomenda que os passageiros considerem a compra de passagens de ida e volta com companhias diferentes e que planejem suas viagens com antecedência. As passagens permitem uma bagagem de mão de até 10 quilos.

O Voa Brasil se baseia na utilização de assentos disponíveis em voos com baixa ocupação, com as companhias aéreas definindo os trechos e políticas de reembolso. O governo federal não controla as operações, e não há exigência de pagamento via PIX. A segunda fase do programa, prevista para o primeiro semestre de 2025, incluirá estudantes de instituições públicas, ampliando o acesso a mais viajantes.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus