Obras da Linha Vermelha avançam apenas 40% e nova prorrogação promete conclusão até dezembro de 2024

As obras de pavimentação na Linha Vermelha avançaram apenas 40% em 13 meses, com a construtora responsável, Construtora Metropolitana, prevendo concluir os 60% restantes em três meses, a partir de outubro. O prazo inicial para finalização era julho, mas a empresa solicitou prorrogação até 22 de dezembro, justificando o atraso pelo elevado volume de chuvas entre agosto de 2023 e abril de 2024.

Apesar da estiagem atual, que poderia beneficiar os trabalhos, as atividades no momento concentram-se na instalação de defensas metálicas e na recuperação de muretas. O serviço de iluminação pública, no entanto, avançou de 20% para 40% em dois meses.

Relatos recentes apontam problemas como juntas de dilatação irregulares, buracos e falta de recapeamento em alguns trechos da via. Um bueiro também estava sem tampa, e outro estava desnivelado em relação à faixa de rolamento. O contrato para as obras, que incluem o trecho da Ilha do Governador até a Baixada Fluminense, está avaliado em mais de R$ 70 milhões.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) reiterou que a previsão de conclusão das obras permanece para dezembro de 2024 e que uma equipe irá verificar os problemas mencionados. A construtora destacou que o prazo foi prorrogado devido a dificuldades operacionais em uma via de alta velocidade, essencial para o acesso ao Rio de Janeiro.

Por: Luiza Torrão

Foto: João Boueri/BandNews FM