Lula usa tom firme para defender meio ambiente e critica medidas climáticas atuais: ‘Nos falta ambição’
Neste domingo (22), durante um evento da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorrido em Nova Iorque, o presidente Lula (PT) fez um discurso firme contra as medidas climáticas atuais. Segundo ele, apesar delas serem “louváveis e significativas”, “ainda assim, nos faltam ambição e ousadia”.
“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram o maior empreendimento diplomático dos últimos anos e caminham para se tornarem nosso maior fracasso coletivo”, disse.
De todos os objetivos estabelecidos pela Agenda 2030, apenas 17% podem ser cumpridos no prazo. Esses objetivos são um conjunto de metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral — como proteção do meio ambiente, erradicação da pobreza, redução da desigualdade.
O chefe de Estado ainda ressaltou que a Assembleia Geral “perdeu sua vitalidade”, que o Conselho Econômico e Social “foi esvaziado” e que a legitimidade do Conselho de Segurança “encolhe a cada vez que ele aplica duplos padrões ou se omite diante de atrocidades”.
“A criação de uma instância de diálogo entre chefes de Estado e de governo e líderes de instituições financeiras internacionais promete recolocar a ONU no centro do debate econômico mundial”, declarou.
Por: Ágatha Araújo
Foto: divulgação/Ricardo Stuckert