Cultura do Estado amplia investimentos em formação e capacitação profissional de gestores e produtores culturais

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) anunciou a ampliação dos investimentos em formação e capacitação profissional para gestores e produtores culturais. Foi publicado um chamamento público, nesta segunda-feira (23), no Diário Oficial, destinado a organizações da sociedade civil (OSCs) para a implementação de cursos, aceleração de negócios e intercâmbio nas dez regiões administrativas do estado.

O projeto, intitulado “Caminhos Criativos”, contará com um aporte de R$ 2,9 milhões, financiados por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A chamada premiará apenas uma proposta, com o objetivo de expandir as ações formativas da Escola Estadual da Cultura do Rio de Janeiro, vinculada à Sececrj. Somente OSCs sem fins lucrativos, já credenciadas no Sistema de Convênios do Estado do Rio de Janeiro (Converj), poderão participar. As inscrições estarão abertas até às 23h59 do dia 22 de outubro, na plataforma do Converj.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, explica:

“Desde 2021, a Escola da Cultura atendeu mais de 200 mil pessoas e ajudou a capacitar milhares de fazedores de cultura em todo o estado, mudando a vida de muitos artistas e produtores. Através deste investimento e com a ajuda de uma instituição parceira, que vai agregar ao trabalho realizado, queremos ampliar ainda mais o serviço e seguir democratizando a cultura nos territórios”

O Edital de Chamamento Público nº 01/2024 exige a entrega física da proposta, além da inscrição online. O documento deve ser levado na sede da Sececrj, na Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro do Rio, até o dia 22 de outubro. O horário de atendimento é das 10h às 18h.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Divulgação